Saturday, September 21, 2013

A segunda metade da vida

No corredor se amontoavam caixas e sacolas cheias de roupas e acessórios separados para doação. Já que deveria me mudar logo, era melhor ir me desfazendo daquilo que não era estritamente necessário. Quem me conhece sabe, que carrego comigo apenas aquilo que preciso - e não preciso de muita coisa para ser feliz...
Blusas de inverno, casacos antigos, botas... Foram todos enviados a famílias necessitadas.
Havia começado a separar aquelas coisas todas na mesma semana que cheguei do Brasil. E como pretendia voltar para lá antes que o inverno chegasse por aqui, o excesso de bagagem foi poupado.
Somente imigrantes podem entender a dificuldade que se sente nos primeiros dias após o retorno de sua pátria - e aquela vontade louca de voltar para trás.
Nesses momentos sou eternamente grata a minha família brasileira na Alemanha. Os meus amigos queridos que me acolheram com um abraco, arroz, feijão e rede Globo passando na teve da sala de visitas. Sim, sou abençoada. Tenho o melhor dos dois mundos e o calor dessas amizades incomparáveis.

As vezes acontece de anjos não terem asas. A esses chamamos de amigos...



Wednesday, September 4, 2013

Back again

Faltava cerca de uma hora para o avião decolar e nós ainda estávamos no quarto do hotel tentando fechar a minha mala. Alguns pares de sapato e bombons sonho de valsa precisaram ficar para fora.
A emoção sempre é muito grande na fila do check-in: 
- Mãe, não consigo ir! - Disse eu já sentada no chão do aeroporto. 
- Calma, filha, vai dar tudo certo, logo nos veremos novamente. - Disse ela me acalmando. 
E então eu parti mais uma vez, levando comigo aquele último abraco dos meus pais. Porém deixando para traz, além de metade do meu coração, muitas roupas, casacos de inverno, livros de alemão, cartões de crédito, carteira de motorista... Um dia ainda vou aprender a organizar minhas malas com a devida antecedência. 
Após muitas horas de viagem - eu devo ter chorado durante a metade delas - eu estava de volta a Alemanha novamente. Arrastei a mala pesada para cima da escadaria de madeira do prédio antigo novamente, jurando para mim mesma que esta seria a última vez.
Mas 'apart from that', a vida é um processo de voltas. O regresso é inevitável em qualquer direção. Em algumas dessas voltas somos acompanhados, em outras não. As vezes nossas companhias seguem outras direções, mas certamente nos encontramos em algum retorno. 
Aceitar que tudo isto faz parte de um plano maior cuidadosamente pré-determinado é o que me conforta.   

Meu lugar para pensar: o lago no centro do Herrengarten, perto de casa.